“É tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”

FERNANDO PESSOA

Somos caminhantes no percurso da psicanálise, e ainda que os caminhos sejam próprios de cada um, acreditamos que não precisamos estar sós durante toda a jornada.

Por isso, eis aqui a Travessia: um lugar onde paramos para refletir, trocar ideias, reconhecer em nossos pares as diferenças e semelhanças que nos levam a exercer a psicanálise com seriedade e ética.

Consideramos de fundamental importância uma leitura consistente dos pilares teóricos que sustentam a psicanálise. Nas páginas Artigos e Cotidiano, vamos exercitar a ressonância dessa leitura sobre cada um de nós, trazendo reflexões sobre temas que surgem nos noticiários, na vida cultural ou qualquer outro assunto que nos desperte o olhar psicanalítico.

Contamos que, a cada passo da Travessia, estejamos mais equipados com os meios que a psicanálise dispõe para auxiliarmos aqueles que nos procuram nos consultórios a encontrar um viver mais autêntico e livre.

quem somos

O psicanalista é um profissional com formação em psicanálise, que já possui um curso de nível superior, não necessariamente em psicologia ou psiquiatria. É esperado que possua um sólido conhecimento da teoria e do método que sustentam a psicanálise, passe ele próprio por análise e submeta seu trabalho à supervisão. Além disso, a profissão exige aprimoramento contínuo com participação em cursos, seminários, debates e interesse por manifestações culturais e artísticas.

convênio com a UGT – União Geral dos Trabalhadores